Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Uma história que todo mundo já deve ter ouvido pelo menos uma vez na sua vida é a que afirma que todos os cachorros já nascem sabendo nadar. Ou seja, basta colocar um cão que nunca entrou na água que ele logo vai sair nadando plenamente. Mas será que isso realmente é verdade?

É verdade que todos os cachorros sabem nadar?

Na verdade, isso depende. Nem todos os cachorros possuem esta habilidade inata. O que realmente existe é instinto que estes animais possuem para que eles consigam tentar se manter flutuando e em movimento quando entram em um local como rio, lago, mar e afins. Mas, na verdade, algumas raças acabaram sendo criadas com este propósito.

Ao longo da história do desenvolvimento da raça, Labradores, Duck Tolling Retrievers e outras acabavam sendo encorajadas a nadar para ajudar os pescadores e também os caçadores em suas missões ao longo da história. Outras raças, como é o caso do Cão D’água Irlandês, desenvolveram um casaco de pele impermeável que facilita a natação também.

Ou seja, essas raças acabaram desenvolvendo algumas características físicas ajudam o cão a se manter nadando. Mas, em outros casos, cães podem acabar entrando no modo sobrevivência, que basicamente faz com que eles se movimentem rapidamente para não afundar.

É verdade que todos os cachorros sabem nadar?

De qualquer forma, cães de porte menor ou que tenham as patas muito curtas em relação ao seu corpo podem ter uma dificuldade maior em se movimentar. Por isso, é fundamental que as pessoas tenham cuidado sempre que colocam os cachorros para nadar sem que ele tenha experiencias anteriores.

Além disso, todos os cachorros acabam tendo a possibilidade de aprender a nadar com o tempo. Um bom primeiro passo pode ser comprar um colete salva-vidas para que ele se acostume com a sensação de boiar e não entre em desespero com qualquer coisa.

Assim, ele poderá encontrar uma maneira eficiente de usar seus membros para remar — utilizando uma combinação entre patas traseiras e dianteiras. Usar brinquedos e mostrar a eles como a água pode ser divertida também são excelentes recursos para incentivá-los a participar.