Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Os cachorros, ao longo da sua trajetória de evolução junto com os humanos, eram utilizados durante muitos anos como ajudantes nas mais variadas atividades. No campo, por exemplo, os cachorros de determinadas raças ajudaram em funções de pastoreio, que basicamente é o controle do rebanho de animais maiores, como vagas, ovelhas e outras.

Como utilizar cãs de pastoreio para atividades do campo?

Os chamados cães de pastoreio ainda podem ser utilizados nos dias de hoje para funções de pastoreio. Essas raças, que ainda contam com características comportamentais importantes para este tipo de atividade, foram selecionadas com base na conservação de determinados instintos dos seus antepassados, os lobos, que sempre separavam os membros mais fracos dos grupos para sua alimentação.

Quando recebem o devido treinamento, os cães podem conduzir rebanhos de até 100 cabeças. No caso dos ovinos, o rebanho pode ser ainda maior, com cerca de 400 ovelhas. Também podem atuar controlando grupos de patas e de galinhas. E, diferentemente do controle que geralmente é feito pelos humanos, não existe um contato físico com os animais. Os cães se utilizam apenas de uma pressão considerada como psicológica.

Principais raças

Como utilizar cãs de pastoreio para atividades do campo?

Algumas raças acabaram se destacando ao longo dos séculos como sendo mais interessantes para realizar o controle dos rebanhos. O Border Collie, por exemplo, foi criado especialmente para cuidar de rebanhos. Ele conta com uma inteligência acima da média e também é muito obediente as ordens dos humanos, ficando sempre alerta a tudo o que acontece ao seu redor.

Mas existem algumas outras raças menos comuns e que também podem ser utilizadas para este tipo de atividade, como o Ovelheiro-Gaúcho, sendo uma raça com origem da região do pampa no Rio Grande do Sul. Ao longo do ano, eles foram se adaptando e passaram a atuar em diferentes estados.

Outra raça que também pode ser utilizada em funções de pastoreio é o Boiadeiro Australiano, utilizada para o controle do gado desde sua origem. O Maremano, que possui uma origem italiana, sendo criados desde filhotes com as ovelhas e, costumam até se misturar no meio delas.