Por que não usar enforcadores em cães

Entenda alguns motivos para não usar enforcadores em cães e melhores conselhos para escolher a melhor forma de passear com o cãozinho.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Comportamento

Se você possui um cão, talvez esteja se perguntando se o melhor a utilizar é uma coleira ou um peitoral, que também é conhecida como coleira peitoral ou rede de enforcamento. A primeira que citamos oferece diversos benefícios para cães de pequeno porte, já a segunda, serve como um complemento de treinamento.

As lojas de animais oferecem alguns modelos diversificados de coleiras ou peitorais, algumas delas porém podem não ser saudáveis ou seguras para o seu animalzinho de estimação.

As coleiras enforcadoras

Para que as coleiras, correntes ou guias de corda sejam confortáveis, estas precisam ser acompanhadas de uma coleira. Coleiras comuns permitem a identificação a partir de um cartão ou placa, e geralmente ela é fixada com um grampo de plástico ou em fivela.

Muitas vezes, a coleira plana, a conhecida enforcadeira poderá se tornar perigosa quando os cães estão brincando. Caso alguns deles coloquem a boca no pescoço de outro poderão acabar causando verdadeiro pânico em um dos animais com a asfixia que é provocada pelo ato de um dos animais puxarem a coleira com a boca.

Na briga para se soltar, a coleira ainda poderá apertar e os cães começam a sufocar com o resultado desta brincadeira. Os cães que costumam brincar precisam utilizar coleira de ruptura semelhantes as que forem utilizadas em gatos, ao menos durante as brincadeiras sem a devida supervisão.

Existe forma segura de utilizar o enforcador?

Não, de forma alguma, caso o enforcador for muito longo, quando você aplicar a devida correção, haverá muita folga. Se é muito curto, os colares poderão ser apertados muito rapidamente antes que ganhem o impulso determinado para puxar. Para conquistar bons resultados o enforcador deverá ser colocado no alto, mais ou menos na parte de trás das orelhas.