O apito para cachorro é um instrumento utilizado, na grande maioria dos casos, pelos profissionais que trabalham com adestramento de cães. Mas o acessório também pode ser encontrado em lojas comuns e muitos donos acabam comprando para testar com seus animais de estimação. Mas será que os apitos podem causar algum tipo de problema para os pets?

Para que serve o apito para cachorro? Saiba mais sobre o acessório

O apito emite o som em uma determinada frequência que acaba sendo escutada pelos cães. Mas, além dos cães conseguirem escutar aquele som, a frequência emite um ruido que incomoda, já que a capacidade auditiva destes animais é muito mais aguçada do que nos humanos.

Como se trata de um som desagradável, o apito acaba sendo utilizado dentro de um conjunto de técnicas para treinamento dos pets que tem como principal objetivo apontar os comportamentos que não devem ser realizados. Ou seja, toda vez que o pet faz algo que não deve, o apito soa para que ele se incomode com isso.

Além disso, os apitos para cachorros também costumam ser utilizados para localizar os animais que não estão sendo encontrados pelo dono. Dependendo da frequência, o som pode ser escutado pelo cão em uma distância de até 3 quilômetros.

Apito de cachorro faz mal?

Para que serve o apito para cachorro? Saiba mais sobre o acessório

Apesar de ser um instrumento que costuma bem conhecido, os apitos nem sempre são recomendados por especialistas e veterinários. Um dos principais problemas é que o som do apito costuma ser tão elevado que pode causar traumas nos pets, já que alguns deles podem sentir dores ao escutar determinado som.

Por isso, o ideal é que os apitos sejam utilizados somente pelas pessoas que realmente tenham treinamento para adestrar os cães. Além disso, os apitos também devem ser utilizados pelos donos apenas em casos extremos, quando o animal está desaparecido, por exemplo.