Por
publicado em Comportamento
Em diversas formas, os cães podem machucar as suas patas, e as feridas poderão ser geradas por perfurações em vidros e anzóis, ou até mesmo em alguns objetos pontiagudos, mas também poderão ocorrer durante alguma situação que o cão estiver entediado e desenvolver o hábito de lamber as patas até desgastar o pelo gerando assim ferimentos.
Quando ocorrerem ferimentos mais profundos, estes precisam contar com uma avaliação médica, mas ferimentos mais superficiais poderão ser tratados em casa mesmo pelo próprio tutor. Veja algumas dicas logo abaixo que poderão fazer toda a diferença no trato de ferimento nas patas dos cães.
Sempre que possível mantenha o cãozinho quieto
A maior parte dos cães que sofrem de machucados ficam muito agitados, levando isto em conta, talvez possa ser difícil examinar ferimentos, caso isto ocorra procure o auxílio para que a pessoa possa imobilizar o cão.
Caso o ferimento esteja na pata traseira, procure segurar firme o joelho do animal para esticar e estender esta pata. Se acaso o animal se debater ou ficar muito agitado e com medo, procure o levar a um veterinário para que seja sedado.
Controle seu sangramento
Caso exista sangue no ferimento, é fundamental manter a calma, mesmo os machucados que são mais leves costumam sangrar. Para isto procure pegar um pano limpo, ou mesmo uma compressa de gaze, pressione o machucado e assim você irá estancar o sangramento.
Se a compressa ficar muito molhada de sangue, procure não a remover, já que desta forma você irá interferir no coágulo que se forma. A melhor alternativa é procurar colocar uma segunda compressa sobre a primeira.
Lave sempre a região atingida
Muito melhor do que utilizar apenas sabão na hora de lavar os ferimentos é utilizar um sabão líquido á base de clorexidina, isto irá impedir uma infecção. A partir disto, você poderá utilizar a água oxigenada de 10 volumes para auxiliar na limpeza da região no entorno do machucado.