Os cachorros estão presentes em grande parte das famílias brasileiras, sendo que o seu papel acabou mudando bastante no decorrer dos últimos anos. De uma fora geral, estes animais passaram do papel de guardião dos pátios e dos terrenos e passaram a ser companhias. Especialmente neste quadro no qual as famílias estão reduzindo, sendo que muitas casas contam apenas com uma pessoa.

Saiba quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho

Mas o grande problema dos cães neste tipo de residência está diretamente relacionado ao tempo que este animal precisa necessariamente ficar sozinho. Isso acontece devido ao fato de que grande parte das pessoas precisam trabalhar fora. Como muitos moram sozinhos, os cães acabam tendo que ficar longe dos seus donos por boa parte do seu dia.

Mas mesmo quando os donos dos cães conseguem fazer um trabalho responsável, deixando comida e água para o seu cão, existe a possibilidade de que este animal esteja sofrendo durante a ausência do humano. Especialistas afirma que a quantidade de horas que um cachorro pode ficar sozinho sem grandes riscos fica apenas entre três e quatro horas.

A informação foi publicada pela imprensa inglesa, proferida por Tamsin Durston, especialista na Dogs Trust Dog School. Mas o especialista também salienta que essa é uma informação baseada em uma média geral, e que o tempo de cada cachorro pode variar, uma vez que os animais acabam desenvolvendo uma certa personalidade baseada no seu histórico de vida.

Cuidados

Saiba quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho

Os especialistas afirmam que os cães podem acabar conseguindo ficar mais tempo sozinhos, mas é recomendado que ele passe por um treinamento e seja acostumado aos poucos. Além disso, existem algumas dicas interessantes que podem ajudar os animais a enfrentarem este período de solidão.

Algo que pode ser providenciado pelos donos é que os cachorros tenham uma companhia, que pode ser justamente a de outro cachorro. Além disso, é importante que as pessoas deixem comida, água e brinquedos para os animais durante o seu período de solidão. É importante garantir também que o animal esteja em um espaço arejado e com uma temperatura agradável.

Caso as pessoas tenham que ficar mais de dois turnos fora, é recomendado a contratação de profissionais para passar um tempo com o seu cão.