Por
publicado em Comportamento
Os filhotes de cães que se socializam com pessoas e outros animais de ofrma diferenciada, isto é através de olfato, vocalização e linguagem corporal. A socialização dos filhotes de cães ocorrem quando acostumamos o mesmo com o mundo em seu redor, ensinando para ele algumas formas de como se comportar, sem que para isto ele venha a ficar assustado ou agressivo em um local ou situação pontual.
Quando o filhote deve se separa da mãe?
Os filhotes apenas deverão se separar da mãe e de irmãos após o quarto mês de vida, no mínimo, do contrário a falta deste contato poderá gerar problemas psicológicos sérios de comportamento, de comunicação e até tornar o animal de estimação agressivo, afinal de contas o cão não irá saber a melhor forma de se comportar.
Conhecida como Imprinting, esta é a fase que acontece entre o filhote e a mãe, onde o desenvolvimento social canino do filhote, bem como comportamento e comunicação entre os cães deverá se aflorar é durante este período onde os cães aprendem a ser cães. Este é um laço interessante e que jamais deverá ser cortado.
Como deve ocorrer a socialização entre os filhotes?
A socialização do seu pequeno filhote com outro filhote é uma ótima alternativa, levando em conta que a agressividade de ambos é algo inexistente e levada inclusive na brincadeira, onde um deles irá aprender com o outro reforçando mais ainda os laços de amizade entre eles.
Com cães adultos por sua vez, ocorre de forma um pouco diferente, ambos a um parque, é importante que se mostre ao filhote que existem outros cães e humanos e que é fundamental se respeitar o espaço de cada um. Vale a pena ainda criar uma convivência entre os pets, fazendo com que o filhote possa se acostumar com este ambiente, e também com o seu amigo mais velho. Uma dica interessante é procurar fazer os primeiros encontros com uma focinheira no cão adulto, e conforme passar o tempo e ganhar confiança da convivência entre ambos, procure retirar a focinheira.