Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

O arranhador é um item muito importante para qualquer dono de gato ter dentro de casa. Os felinos contam com um instinto, e também com uma necessidade física, de manter as suas unhas sempre afiadas, uma vez que elas crescem bastante no dia a dia. Estes acessórios são basicamente pilares que acabam oferecendo uma resistência que faz com que os gatos tenham vontade de arranhar ali.

Saiba como fazer o gato utilizar o arranhador

Na grande maioria dos casos, quando os felinos começam a utilizar o arranhador eles acabam deixando de lado outros objetos ou móveis que podem ser encontrados dentro de casa, fazendo com que ele não mais arranhe em locais considerados como indesejados.

Confira algumas dicas para fazer com que o seu felino comece a utilizar o arranhador:

Mostre onde ele vai ficar

Antes de mais nada, é importante que as pessoas mostrem para os felinos onde o arranhador vai ficar, e não espere que ele encontre sozinho. Além disso, também é muito importante que o arranhador fique em um local de fácil acesso para o felino e que ele fique sempre no mesmo lugar, ou seja, as pessoas não podem ficar mudando ele de um lado para o outro.

Tamanho correto

Saiba como fazer o gato utilizar o arranhador

Também é importante escolher o arranhador do tamanho correto para o felino, uma vez que no mercado podem ser encontrados diferentes modelos. O ideal é que o gato consiga se alongar completamente no arranhador e fique confortável para conseguir afiar as suas garras.

Material de preferência do felino

Geralmente os arranhadores são feitos de materiais diferentes, como o sisal, a pelúcia ou o papelão. Todos eles podem ter o mesmo efeito, mas pode ser que os gatos se adaptem melhor a determinados materiais. Por isso, caso o gato não esteja arranhando o acessório, pode ser importante trocar o material.

Recompense o acerto

Para ajudar a reforçar para o felino que o arranhador realmente é o local correto para ele afiar suas unhas é utilizar o reforço positivo. Ou seja, toda vez que ele estiver arranhando ali, ofereça um petisco para que ele se sinta recompensado.