Aqueles tutores que passam boa parte do seu dia perto dos seus cães de estimação não possuem dúvidas de que eles conseguem entender o que acontece com as pessoas que estão ao redor, especialmente em relação aos sentimentos. Por muito tempo parecia ser uma impressão, ou uma vontade. Mas hoje já existem diversas pesquisas que comprovam este tipo de entendimento.

Saiba como os cachorros entendem nossos sentimentos

De acordo com os mais variados estudos que já foram conduzidos sobre o assunto, os cães se utilizam de seus sentidos mais apurados para compreender como os humanos se sentem. Uma das pesquisas feitas na Hungria, por exemplo, os cientistas descobriram que os cachorros conseguem, ao escutar sons de choro e risada de seres humanos, diferenciar essas emoções e como nos sentimos.

Já uma outra pesquisa realizada em Viena indica que os cães conseguiram, ao longo dos anos de convivência, fazer uma leitura apurada das expressões faciais dos humanos. E, com base nessas informações, eles conseguiriam entender como os humanos estariam se sentindo naquele momento.

Saiba como os cachorros entendem nossos sentimentos

Existem ainda outros estudos que pesquisam a relação que pode existir entre o carinho dos humanos para com os animais e a produção de um hormônio chamado oxitocina. Este hormônio também é conhecido como o hormônio do amor, e eles costumam surgir quando humanos e cachorros passam mais de 10 minutos juntos.

Portanto, uma série de pesquisas estão tentando entender melhor essa relação entre os humanos e os cachorros, mas a grande maioria da comunidade cientifica afirma que os cães se tornaram espécies diferenciadas, quando comparadas aos outros animais, em relação ao entendimento dos sentimentos e das emoções das pessoas que estão ao seu redor.