Fofuxo.com

Saiba como ajudar cachorros com medo de trovões

Aprenda a lidar da melhor forma possível com este problema.

Cada vez é mais comum se encontrar cães que se apavoram com sons altos, como por exemplo fogos de artifício, estouros ou trovões. Por este motivo, oferecer petiscos ao cão, carinho e ainda momentos divertidos quando esta situação acontece irá fazer com que este momento se torne mais tranquilo para o cão.

Saiba como ajudar cachorros com medo de trovões

Confira algumas dicas para acalmar seu cão com medo

É fato que este cuidado deverá começar desde cedo, se seu cão ainda é um filhote, esta talvez seja a melhor fase para que você resolva a situação, mas mesmo que pequeno o susto não deve ser ignorado. A fobia aos sons é considerada por especialistas como um tipo de desvio de comportamento, e ocorre de forma progressiva. Por este motivo na hora tente oferecer algum tipo de distração positiva para seu cão, desta forma ele irá ficar ocupado e distraído com algo que possa o deixar tranquilo.

Muitos donos não oferecem nenhum tipo de atenção ao cãozinho, pois não querem reforçar comportamentos negativos gerados pela tempestade ou mesmo fogos. Saiba que essa não é a forma e nem a hora de dizer ao cão para que ele seja corajoso.

O cão não irá entender que você o pune pois ele está com medo, e na verdade tudo apenas irá piorar na situação. Muitos cães se escondem quando estão com medo, e isto é uma defesa natural para os mesmos. Fazer com que ele se acostume em caixas de transporte para se abrigar em horas desconfortáveis, poderá ser uma forma interessante de diminuir a ansiedade e o medo do cão.

Faça com que seu cão não se sinta sensível á situação

Saiba como ajudar cachorros com medo de trovões

Além disto, dessensibilizar o seu cão é um tipo de forma bastante produtiva de eliminar esse medo dos barulhos. A utilização de cds com sons de trovão por exemplo ou outros sons, é possível ainda brincar com o cão enquanto que aumenta o volume do som de forma gradativa, para que ele possa se acostumar com este tipo de barulho. Desta forma você irá estimular o cão e ele irá sentir-se á vontade com este tipo de som.

A partir disto, essas são algumas dicas que poderão ser de grande valia para quem vem enfrentando este tipo de problema. Além disto, existem muitas outras formas para auxiliar os cães e os donos que sofrem com este tipo de problema, por isso, se essas dicas não o ajudar, é interessante buscar a ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.

Postado em .


Pela Web

Comentários