A grande maioria das pessoas que possuem cachorros em casa sabem que eles acabam ficando extremamente felizes quando os seus donos retornam para casa. Seja quando eles ficam apenas algumas horas do dia fora ou quando eles ficam alguns dias longe da sua casa. Mas o que as pessoas acabam não sabendo é o que acontece quando os animais ficam sozinhos em casa.

Saiba o que acontece com os cães quando eles ficam sozinhos

Os cachorros realmente sentem bastante a falta dos humanos quando eles não estão por perto. Especialistas fizeram algumas pesquisas para entender melhor este comportamento dos pets quando eles percebem que estão sozinhos. Mas o resultado mostra que os cães começam a se estressar antes mesmo da pessoa sair de dentro da sua casa.

Isso acontece basicamente porque os humanos costumam fazer um conjunto de movimentos muito parecidos sempre que eles vão sair de casa. Geralmente são coisas que fazem parte do cotidiano da vida das pessoas, sendo que muitas delas nem percebem que estão fazendo aquilo. Mas os cachorros percebem e já sabem que terão que ficar sem os seus companheiros.

Os pesquisadores do IFLScience, a equipe de bem-estar e comportamento canino (CBWT, na sigla em inglês) que realizaram essa pesquisa, afirma que os níveis de estresse aumentam, a frequência cardíaca, as funções respiratórias, e os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, também tendem a aumentar.

Saiba o que acontece com os cães quando eles ficam sozinhos

Dentre os principais comportamentos que são identificados nos cães que ficam sozinhos estão claras demonstrações de estresse, tais como um aumento considerável no salivar. Além disso, os cães também passam a andar de um lado para o outro dentro de casa, se sentindo um tanto quanto perdidos sem que os humanos estejam por perto.

Muitos cães tentam fazer emitir algum tipo de som para se comunicar com os humanos, da mesma forma que os seus antepassados lobos faziam. Neste caso, os latidos e também os uivos costumam ser bastante comuns e frequentes. O estágio mais elevado deste estresse pode acabar apresentar algum tipo de comportamento destrutivo.

Os pesquisadores também afirmam que a grande maioria dos cães acabam apresentando o seu ápice de estresse durante os primeiros 30 minutos de ausência. Ter mais de um cachorro dentro de casa pode ajudar a controlar este comportamento estressado dos cães que ficam sozinhos.