Fofuxo.com

Punição agressiva: entenda os problemas que ela traz para os pets

Repreender de forma violenta os animais pode acabar causando mais danos do que reparos.

A grande maioria das pessoas que se dedicam a cuidar dos pets no dia a dia acabam nutrindo sentimentos positivos perante os animais. Mas existem muitos donos que acabam não tendo a paciência necessária para criar cães e gatos de forma positiva. A paciência nem sempre acompanha os donos, especialmente quando os animais fazem coisas erradas.

Punição agressiva: entenda os problemas que ela traz para os pets

Mas é sempre importante ter em mente que cães e gatos não são seres programados para fazer apenas o que os donos querem. Existem técnicas que ajudam a ensinar determinados comportamentos, mas as bagunças vão acontecer sempre. Nestes casos, é fundamental que os donos tenham paciência para corrigir os animais de estimação sem violência e estresse.

A chamada punição agressiva, quando os donos acabam gritando ou batendo nos animais quando eles fazem alguma coisa errada, costuma ser ineficiente, além de trazer inúmeros malefícios para os animais. Confira alguns deles:

Deixa os pets medrosos

Punição agressiva: entenda os problemas que ela traz para os pets

Um dos principais problemas que esse tipo de punição causa é deixar com que os pets fiquem com medo o tempo inteiro. Nem sempre eles conseguem entender bem quais são as situações que estão fazendo com que ele seja repreendido, e isso pode causar um medo permanente.

Agressividade

Tanto cães quanto gatos tendem a fica mais agressivos quando se sentem acuados em alguma situação. No caso dos cães, em algumas raças este é um risco que pode tornar a convivência complicada, uma vez que o animal pode simplesmente perder o respeito pelos seus tutores.

Antissociais

Os pets podem ficar também completamente avessos a presença de outras pessoas, fazendo com que eles se sintam tristes e deprimidos. Em alguns casos este tipo de comportamento, quando já está acontecendo, pode levar anos para ser desfeito.

Postado em .


Pela Web

Comentários