Muitas pessoas reclamam que não conseguem desenvolver uma relação muito estreita e próxima com o seu gato de estimação. E isso acontece, na grande maioria dos casos, em função da comparação que os felinos quase sempre sofrem com os cachorros, que costumam interagir e depender muito mais dos humanos.

Pesquisadores encontram nova técnica para aumentar laço afetivo com gato

Mas cientistas estão tentando encontrar formas de ajudar os humanos que desejam estabelecer um contato mais íntimo com os gatos. Pesquisadores da Universidade de Sussex e Portsmouth, no Reino Unido, afirmaram terem encontrado uma técnica que consegue aproximar gatos e humanos através das piscadas.

A pesquisa intitulada “The role of cat eye narrowing movements in cat-human communication” (“O papel do olho do gato estreitando movimentos na comunicação entre gatos e humanos”, em tradução livre), foi feita a partir de dois experimentos e publicada no jornal científico Scientific Reports.

O primeiro experimento foi feito com 21 gatos de 14 lares diferentes. Ela revelou que os gatos tendem a piscar lentamente com mais frequência após os donos piscarem para eles também. Isso comparando a uma interação onde não existe nenhuma piscada.

Pesquisadores encontram nova técnica para aumentar laço afetivo com gato

Já o segundo experimento colocou o gato de frente com um cientista, ao invés do dono, e revelou que ele ficava mais disposto à uma aproximação depois do pesquisador piscar para ele do que quando ficava com uma expressão fria.

Os pesquisadores afirmam que a piscada lenta realmente pode ajudar na comunicação com os felinos, sendo uma maneira interessante de aprofundar os laços com os gatos. As pessoas podem fazer isso nas suas casas. As pessoas podem se comunicar com os olhos como um se fosse um sorriso relaxado. Os pesquisadores afirmam que existe uma grande chance do gato responder da mesma forma.

A conclusão é de que piscar lentamente para o seu gato pode ser uma excelente forma de estabelecer uma comunicação saudável e amigável entre os dois.