Os gatos levam a fama pelo seu temperamento complicado, especialmente quando comparado com os cachorros. Muitos se mostram independentes demais para um animal de estimação e um tanto quanto teimosos, o que pode afastar alguns humanos. Por outro lado, muitas pessoas adoram estas características dos felinos.

Pesquisa afirma que gatos copiam as personalidades de seus donos

O fato é que nem todos os gatos realmente possuem a mesma personalidade. E uma pesquisa que teve os seus dados divulgados recentemente afirma que os felinos desenvolvem temperamentos copiando diversos aspectos da personalidade dos seus donos.

O estudo foi publicado na revista Plos One e contou com a participação de 3 mil humanos e seus gatos, sendo conduzido através de uma série de entrevistas. Ao final do processo, os pesquisadores conseguiram traçar perfis claros e reproduzidos: extroversão, amabilidade, abertura, consciência e neurose.

Os pesquisadores acabaram chegando à conclusão que é nítida a percepção de tais traços nos humanos e em seus gatos. Por exemplo, as pessoas que são mais tímidas e que criam um gato tendem a ter um felino mais tímido e contido em seus atos também. Uma pessoa mais neurótica tende a ter um gato com traços mais preocupados e reativos ao que acontece na sua volta, e assim por diante.

Pesquisa afirma que gatos copiam as personalidades de seus donos

“Muitos donos consideram os animais como um membro da família, criando laços sociais com eles”, afirmou Lauren Finka, da professora da Universidade e coautora do estudo. “É, portanto, muito possível que os animais sejam afetados pela maneira como interagimos com eles, e que esses fatores influenciam as personalidades”, concluiu.

Os cientistas afirmaram ainda que existem muitos estudos que precisam ser feitos para entender, de fato, como essa influência acontece e quanto isso pode ajudar ou prejudicar os animais. Mas o fato é: se você reclama da personalidade do seu gato, pode ser um bom momento para olhar para o seu próprio umbigo.