Pesquisa afirma que gatos copiam as personalidades de seus donos

Estudo foi publicado pela revista Plos One e contou com uma pesquisa envolvendo 3 mil humanos e seus gatos.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Comportamento

Os gatos levam a fama pelo seu temperamento complicado, especialmente quando comparado com os cachorros. Muitos se mostram independentes demais para um animal de estimação e um tanto quanto teimosos, o que pode afastar alguns humanos. Por outro lado, muitas pessoas adoram estas características dos felinos.

O fato é que nem todos os gatos realmente possuem a mesma personalidade. E uma pesquisa que teve os seus dados divulgados recentemente afirma que os felinos desenvolvem temperamentos copiando diversos aspectos da personalidade dos seus donos.

O estudo foi publicado na revista Plos One e contou com a participação de 3 mil humanos e seus gatos, sendo conduzido através de uma série de entrevistas. Ao final do processo, os pesquisadores conseguiram traçar perfis claros e reproduzidos: extroversão, amabilidade, abertura, consciência e neurose.

Os pesquisadores acabaram chegando à conclusão que é nítida a percepção de tais traços nos humanos e em seus gatos. Por exemplo, as pessoas que são mais tímidas e que criam um gato tendem a ter um felino mais tímido e contido em seus atos também. Uma pessoa mais neurótica tende a ter um gato com traços mais preocupados e reativos ao que acontece na sua volta, e assim por diante.

“Muitos donos consideram os animais como um membro da família, criando laços sociais com eles”, afirmou Lauren Finka, da professora da Universidade e coautora do estudo. “É, portanto, muito possível que os animais sejam afetados pela maneira como interagimos com eles, e que esses fatores influenciam as personalidades”, concluiu.

Os cientistas afirmaram ainda que existem muitos estudos que precisam ser feitos para entender, de fato, como essa influência acontece e quanto isso pode ajudar ou prejudicar os animais. Mas o fato é: se você reclama da personalidade do seu gato, pode ser um bom momento para olhar para o seu próprio umbigo.