Muito se fala em atitudes e incentivos para sair do sedentarismo e começar a fazer atividades físicas na rua. Mas uma pesquisa feita recentemente na Universidade de Liverpool afirma que um dos maiores aliados pode estar bem perto. De acordo com os resultados, donos de cães possuem até 4 vezes mais chances de alcançar o nível indicado de exercícios semanais.

De acordo com as informações que foram divulgadas, a pesquisa contou com a participação de 538 famílias de uma comunidade de West Cheshire, no Reino Unido. Dentre essas famílias, 200 cidadãos tinham cães, 450 não eram donos de cachorros e 46 eram crianças.

Mais de 80% das pessoas que participaram da pesquisa e que tinham cachorros faziam pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana. Esta é a quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dicas para aproveitar a caminhada

Algumas dicas são importantes para que as pessoas consigam aproveitar melhor o tempo de passeio com os cachorros para melhorar a sua qualidade de vida. De uma forma geral, a caminhada deve durar, no mínimo, 20 minutos, e deve ser mantida em ritmo constante e um tanto acelerado.

Portanto, é recomendado que essa caminhada seja feita em um momento diferente daquele no qual os donos levam os cães para fazer suas necessidades. Ou então é importante incentivar o cachorro a fazer suas necessidades antes que a caminhada, de fato, aconteça.

Vale lembrar que a atividade não traz benefícios apenas para os humanos. Os cachorros também acabam se beneficiando, já que a atividade promove a melhora da circulação sanguínea, frequência cardíaca, função pulmonar, resistência muscular e articular e manutenção do peso corpóreo. Ainda deixa o cão mais tranquilo e sociável.