O pedido que está sendo feito pelos governantes da maioria dos estados e das cidades brasileiras é um: fique em casa. A recomendação é feita a partir de uma série de estudos e análises encabeçadas pelos maiores órgãos de saúde do mundo que concluíram que essa é uma das melhores formas de reduzir a quantidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Passeios com o cachorro estão permitidos durante a quarentena?

Com isso, o isolamento social começou a ser praticado. Com muitas atividades sendo paralisadas, como as educacionais, e muitas empresas liberando seus funcionários, milhões de pessoas vivem sua quarentena ficando em casa, saindo somente para fazer aquilo que precisa ser considerado como fundamental, como comprar medicamentos e alimentos.

Mas, neste período, uma dúvida surge: e sair para a rua para dar uma breve caminhada com o seu animal de estimação, pode? Afinal de contas, muitos cachorros estão acostumados e precisam deste momento no qual eles saem para a rua e podem fazer suas necessidades e interagir com outros animais e humanos.

Passeios com o cachorro estão permitidos durante a quarentena?

Mesmo nestes casos, a recomendação continua sendo evitar sair de casa. Contudo, existem casos em que realmente sair acaba se tornando imprescindível. Nestes casos, a dica é seguir as recomendações que são feitas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária:

– Os passeios ao ar livre devem ser curtos e focados, só para atender às necessidades fisiológicas;

– Apenas uma pessoa deve passear com o cão, a cada saída;

– Procure lugares menos movimentados e prefira os horários mais tranquilos;

– Evite contato com outros animais e pessoas;

– Na volta para casa, higienize as patas e pelos do pet com água e sabão neutro, de preferência os que sejam adequados a uso veterinário.