A comunicação entre os humanos e os cachorros acabaram se desenvolvendo ao longo do processo de evolução dos caninos junto conosco. Mesmo não compreendendo o significado das palavras, eles acabaram desenvolvendo o entendimento do conteúdo da fala através da análise do som e da forma como as coisas são ditas.

Nova pesquisa mostra que cachorros identificam palavras ditas por humanos

Agora, uma nova pesquisa indica que os cachorros estão tendo uma compreensão cada vez maior das palavras ditas pelas pessoas. Pesquisadores da Universidade britânica de Sussex realizaram um experimento com 70 cachorros domésticos de diferentes raças. Eles faziam com que os animais ouvissem silabas sem qualquer sentido ditas por homens e mulheres.

Os cientistas avaliavam as diferentes reações que os cachorros demonstravam ao escutar aos estímulos sonoros. Os cientistas acabaram concluindo que os animais entenderam termos como hid”, “had” e “who’d”. Ou seja, os cachorros identificaram palavras faladas por indivíduos diferentes, levando em consideração que o idioma utilizado foi o inglês.

Nova pesquisa mostra que cachorros identificam palavras ditas por humanos

Os pesquisadores afirmam que o resultado da pesquisa indica que os animais conseguem fazer o processo conhecido como generalização de palavras. E isso acontece independentemente de quem estiver expressando, derrubando um mito de que os cachorros conseguiam entender somente as palavras ditas pelos seus donos.

Os pesquisadores afirmaram que os cachorros são, portanto, capazes de elaborar prontamente uma representação da voz humana. Outros animais, como os ratos, por exemplo, já tinham demonstrado talento similar. No entanto, os resultados só eram atingidos com treinamento prévio. Essa foi a primeira fez que cientistas conseguiram obter este tipo de dado de forma espontânea.