Por
publicado em Comportamento
Todo o treinamento para utilizar a caixa higiênica é a maior preocupação das pessoas. Caso o gato seja treinado para utilizar a caixa, possivelmente ele irá voltar ao seu velho hábito. No caso dos ex gatos de casa ou de rua, um sistema interessante que pode ser utilizado, deve contar duas caixas cheias de grão fino poderá funcionar muito bem, para isto procure colocar a caixa onde você quiser que ela fique permanentemente e procure colocar a caixa de transição na porta que o gato utilizava para sair de sua casa.
Assim que ele descobrir que não poderá mais sair para utilizar o chão de fora, ele irá utilizar a caixa do lado de fora. Com isto, depois que o hábito se estabelecer, procure retirar de forma lenta a caixa de transição e a coloque mais perto da permanente. Assim que as caixas estiverem lado a lado, você poderá remover algumas delas.
Como lidar com o gato que nunca foi treinado?
O gato que nunca foi treinado deverá utilizar a caixa de areia, com isto um método de confinamento é normalmente necessário. Para isto procure colocar o gato em uma gaiola ou uma casinha de cachorro grande com a caixa de areia dentro, um espaço de descanso, comida, água e principalmente brinquedos.
A partir do momento que o gato estiver utilizando de forma constante a sua caixa higiênica, ele poderá ser colocado em um quarto pequeno, bem como um banheiro ou áreas de serviço. Depois que ele se acostumar com isso, você poderá aumentar seu espaço novamente. Se o gato tiver uma recaída, procure voltar para o último espaço que o gato mantinha limpo antes.