O passeio é um dos momentos preferidos do dia de um cachorro. É neste período na rua que eles conseguem extravasar um pouco das suas energias acumuladas, especialmente para aqueles que ficam dentro de casa ou de um apartamento. Além disso, também é a oportunidade que muitos acabam tendo de entrar em contato com outros cães.

Latidos durante o passeio: dicas de como resolver

Mas, um comportamento que costuma ser bastante comum e incomoda muita gente é os latidos constantes que alguns destes pets acabam demonstrando quando estão caminhando pela rua. Existem diversos motivos que podem fazer com que um cachorro comece a latir muito durante a caminhada, tais como euforia ou desconforto.

Alguns cães ficam tão eufóricos neste momento que realmente não conseguem controlar o seu comportamento, puxando, correndo e latindo. Isso costuma acontecer com mais frequência com aqueles cães que não costumam passear muito ou que ficam tempo demais contidos em um espaço pequeno. Mas pode acontecer com os demais também.

Já quando sentem desconforto quando passeiam normalmente está relacionado coisas específicas que podem estar acontecendo com ele ou ao seu redor. Por exemplo, os cães podem sentir algum desconforto relacionado a coleira que está utilizando ou então com o a aproximação abrupta de outro cachorro ou de outro animal.

Latidos durante o passeio: dicas de como resolver

Levando em consideração estes comportamentos apresentados pelos cães, confira algumas dicas que podem ajudar a reduzir os problemas com os latidos dos cães durante os passeios:

Controle a euforia

Caso o cachorro dê sinais de que ele esteja muito eufórico, é importante controlar isso, evitando que ele puxe o tempo todo e não levando eles para locais que estejam muito movimentados.

Evite o contato com outros cães

Também é importante evitar que o cão entre em contato com outros cães e animais, caso isso seja motivo para aumentar a euforia. Por isso, mude de calçada sempre que ver um cachorro se aproximando. Mas tente aproximações aos poucos, para que ele se acostume com essas situações.

Não dê broncas

Broncas no momento do latido na rua não são recomendadas. Na maioria dos caos este comportamento não vai ajudar nada e pode aumentar a tensão do pet durante a caminhada, o que pode aumentar os casos de latidos.