A relação entre os humanos e os cães acabaram se tornando tão próximas que muitas famílias consideram os animais no mesmo patamar dos humanos que fazem parte da mesma. E isso faz com que as pessoas desenvolvam determinados comportamentos que, em um primeiro momento, pode parecer apenas uma demonstração de carinho, mas que pode acabar prejudicando os cães.

Coisas que os humanos fazem e que os cães não gostam

Uma importante adestradora norueguesa chamada Turid Rugaas escreveu um livro chamado Señales de calma (uma espécie de manual para donos de caninos) criou uma lista com cinco coisas que a grande maioria dos humanos acabam tendo em relação aos cães que podem acabar prejudicando os cachorros de uma forma geral.

1 – Fazer o animal pegar um objeto no ar

A tradicional brincadeira é feita por diversas pessoas, segurando um objeto em uma determinada altura para que ele possa pegar pulando. Muitos treinadores até fazem isso com uma forma de exercício. Mas essa atividade pode acabar se tornando prejudicial para a saúde do cachorro, uma vez que pode causar uma série de lesões graves. Além disso, essa brincadeira causa uma grande e desnecessária ansiedade.

2 – Agradar o animal quando ele está com medo

Este acaba sendo outro comportamento que pode ser até instintivo dos humanos, uma vez que costumamos fazer isso entre nós mesmos. Mas fazer carinho no cachorro quando ele está demonstrando ter medo pode acabar ajudando a reforçar o desespero do animal, uma vez que o cão não consegue entender este comportamento como algo para que ele consiga se acalmar.

3 – Exagerar na brincadeira de “pegar objetos”

Coisas que os humanos fazem e que os cães não gostam

A brincadeira onde os donos jogam um determinado objeto para longe e faz com que o animal saia correndo para pegar pode ser considerada algo interessante para ser feito como atividade, mas é importante não exagerar. No caso da repetição da brincadeira de uma forma constante, o cachorro pode vir a se tornar obcecado.

4 – Abraçar o cachorro

A grande maioria das raças de cães gostam de preservar o seu espaço, por isso nem todos eles gostam de ficar sendo apertados o tempo inteiro.

5 – Dar muitas recompensas

Quando o animal ganha uma grande quantidade de petiscos, pode acabar se tornando egoísta e deixar de fazer algo quando não recebe sua recompensa imediata.