Alguns tutores de gatos podem ficar um pouco frustrados, especialmente aqueles que estão mais acostumados com os cachorros. Os felinos tendem a ser mais reservados, diferentemente dos cães que costumam ser mais abertos ao relacionamento, brincadeiras e afagos. Alguns gatos simplesmente desenvolvem uma intolerância ao toque.

Por que alguns gatos não gostam de toques de pessoas?

Mas, afinal de contas, quais seriam os motivos que podem acabar levando a um determinado gato que não gosta nem sequer de ser tocado pelos seus donos. Existem diversas situações que podem levar a este tipo de comportamento. Confira algumas das principais causas:

Problemas maternos

Muitos gatos acabam sendo afastados da sua mãe muito cedo. Os felinos tendem a ser uma criação mais próxima com a sua mãe ao longo dos seus primeiros dias. Quando eles são afastados muito cedo, eles podem simplesmente não se sentir seguros com os toques físicos, já que isso é aprendido nestes primeiros momentos de vida.

Experiências negativas

Por que alguns gatos não gostam de toques de pessoas?

Os felinos, assim como outros animais domésticos, também podem acabar guardando na sua memória os resultados de uma série de experiencias negativas que eles acabam tendo ao longo da sua vida. Aqueles gatos que são vítimas agressões, por exemplo, tendem a se tonar ariscos com os humanos. E, diferentemente dos cães, este tipo de trauma é muito mais complicado de ser tratado nos gatos, pois eles simplesmente não conseguem se esquecer do que aconteceu.

Dores

Muitas vezes o gato não tolera o toque de outras pessoas ou outros animais por estar sentindo algum tipo de dor ou incomodo. As doenças dos gatos também tendem a ser mais complicadas de serem diagnosticadas do que nos cachorros. A tendencia dos felinos é que eles se isolem, o que torna difícil o tratamento e o diagnóstico. Dentre os principais tipos de dores que causam este comportamento, a que atinge as articulações são as mais comuns.