Os gatos domésticos desenvolvem uma série de comportamentos diferentes dos outros animais de estimação, como os cachorros. A grande maioria deles, por exemplo, adoram ficar bastante tempo nas janelas das suas casas. Mas quais seriam os motivos que levam os gatos a mostrarem uma preferência justamente por este canto?

Por que os gatos gostam tanto das janelas?

Existem algumas explicações, sendo que a grande maioria delas está relacionada com a ancestralidade dos gatos. Primeiramente, os felinos costumam gostar muito de lugares que são mais altos. E as janelas, na maioria dos casos, acabam ficando nestas posições, que oferecem uma sensação de segurança.

Na natureza, os felinos no chão costumam ser uma presa fácil para os seus inimigos. Por isso o alto das árvores sempre foram seus locais prediletos, aproveitando especialmente das vantagens que o seu corpo oferece para subir e permanecer acima de todos.

Além disso, existe um outro elemento que chega pela janela e que chama bastante a atenção dos felinos: é a luz solar. Assim como os humanos, os pets também precisam de vitamina D, e o seu organismo sabe que a luz solar se torna uma importante fonte.

Por que os gatos gostam tanto das janelas?

Outro ponto que acaba convergindo para a preferência em ficar na janela é a possibilidade de escutar sons diferentes. A audição dos gatos é muito boa, e ficando na janela ele consegue identificar de onde estão vindo os mais variados sons, inclusive aqueles da rua que nem sempre os humanos conseguem perceber.

Cuidados com a janela

Com tudo isso, os felinos realmente vão procurar as janelas da sua casa para passar um bom tempo. E isso exige que os donos tomem alguns cuidados fundamentais. Caso more em prédios, é obrigatório ter redes de proteção para evitar que o gato saia pela janela. E isso também pode ser recomendado mesmo para as casas, caso as pessoas não queiram seu gato dando aquele rolê pela vizinhança.

Além disso, pode ser uma boa dica não acumular uma grande quantidade de objetos de decoração e itens que possam cair da janela com um gato por perto. Caso contrário, pode ser muito provável que aquele vaso com sua planta preferida esteja, um dia, no chão.