Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Os felinos possuem diversos comportamentos que podem ser considerados, no mínimo, curiosos. Um dos que desperta maior curiosidade é quando os gatos ficam olhando de uma forma fixa durante muito tempo para as pessoas. Em alguns casos eles ficam até mesmo sem piscar. Mas qual seria o motivo deste tipo de comportamento? Será que ele realmente está preparando um ataque, assim como falam os memes?

Gato que fica olhando fixo para os humanos

Existem algumas possíveis explicações plausíveis para este tipo de comportamento. Confira 3 deles:

Ele precisa de atenção

Um dos motivos que pode acabar fazendo com que o felino fique olhando fixamente durante muito tempo é porque ele simplesmente quer um pouco de atenção. Essa necessidade pode ser pelos mais variados motivos. Pode ser que o gato esteja apenas entediado e gostaria de brincar. Ou pode ser também que o gato esteja com fome e queira ser alimentado. Geralmente ele dá pequenos indícios do que está querendo assim que o humano encarado interage com o mesmo.

Ele pode estar curioso ou surpreso

Gato que fica olhando fixo para os humanos

Pode ser também que o felino esteja um pouco curioso com algum tipo de comportamento que a pessoa está fazendo. Por exemplo, o humano pode estar emitindo um determinado som, que pode acabar fazendo com que ele fique olhando fixamente, para tentar entender o que está acontecendo. Pode ser também que o felino esteja escutando o barulho vindo de outro lugar, mas ele fica olhando fixamente o humano por acreditar que aquela pessoa, que é da sua confiança, poderá protege-lo caso aconteça alguma coisa.

Ele pode se sentir ameaçado

Essa também pode ser uma outra alternativa, não tão comum entre os felinos domésticos, mas que realmente pode ser uma opção, especialmente nos casos em que os gatos demonstram um comportamento um pouco mais agressivo. Neste caso, ele sempre vai acabar atacando ou ameando atacar as pessoas. Neste caso, é de fundamental importância que o felino passe por um processo de treinamento ou de adestramento, para evitar maior problemas.