Uma das características dos felinos, de uma forma geral, é sua preferência pela noite. Quando estão soltos na natureza, é quando a escuridão domina quer eles costumam fazer suas principais atividades, incluindo a caça. Os gatos domésticos acabaram tendo que se adaptar a rotina dos humanos, mas muito da sua essência permanece em seu interior.

Gato agitado durante a noite: dicas para acalmar o felino!

Por isso, acaba sendo uma reclamação bastante constante dentre aqueles que possuem gatos que eles fiquem mais agitados durante a noite. E como o horário dos humanos é totalmente oposto ao dos gatos, isso pode acabar gerando algum tipo de incomodo. Por isso, um dos grandes segredos é tentar forçar para que os gatos se acostumam mais com a rotina dos humanos, especialmente em termos de horários.

Confira algumas dicas para acalmar os seus gatos durante a noite:

Encontre atividades para o gato durante o dia

A forma mais eficiente de tentar controlar um pouco a energia dos gatos durante a noite é fazer com que eles gastem um pouco dela durante o dia. Isso pode ser um pouco complicado para aquelas pessoas que passam o dia todo na rua trabalhando, mas existem algumas alternativas.

Gato agitado durante a noite: dicas para acalmar o felino!

Por exemplo, existem alguns programas e vídeos criados para chamar a atenção dos gatos. Eles podem ser colocados para o seu felino durante uma determinada hora do dia enquanto ele estiver fora, para incentivar algum tipo de atividade.

Alguns brinquedos também oferecem algum tipo de interatividade com os felinos, mesmo sem ter necessariamente um humano por perto. É o caso do Panic Mouse, por exemplo, que é uma bola macia que é operada por uma bateria e fica presa a um fio que mexe um ratinho em uma variedade de velocidades e ângulos.

Brinque assim que chegar em casa

Caso não consiga deixar nenhuma atividade para o felino brincar enquanto está sozinho, uma alternativa é concentrar algum tipo de brincadeira que exija um esforço maior do felino assim que chegar em casa, para quer ele fique um pouco mais cansado e descanse quando você descansar também.

Defina uma hora para encerrar as atividades

De qualquer forma, é fundamental que seja definida uma hora para que as atividades sejam encerradas de vez. Dessa forma, os gatos vão criando uma rotina interna para que seu organismo se acostuma com o descanso a partir de uma determinada hora.