Fofuxo.com

Como funciona o tempo para os cães?

Entenda como os cachorros percebem a passagem das horas.

Para os humanos, o controle das horas é essencial para forma de vida em sociedade criada para atender as necessidades da nossa espécie. O relógio acabou se tornando um dos instrumentos mais importantes para qualquer pessoa e tudo acaba girando em torno desta percepção de tempo.

Como funciona o tempo para os cães?

Mas o que acontece com os cães? Apesar destes animais estarem cada vez mais juntos com os humanos, será que eles também conseguiram adquirir a capacidade de perceber a passagem do tempo?

Percepção de rotinas

De acordo com especialistas e veterinários, os cães não conseguem entender quando é 10 da manhã ou seis horas da tarde. Os animais conseguem apenas perceber quando está escuro e quando está claro, mas não conseguem ter uma ideia de passagem do tempo de forma linear.

Mas neste caso muitas pessoas devem se perguntar sobre a mudança de comportamento dos animais em determinados dias ou horários, como por exemplo os cães que costumam ficar mais agitados nos finais de semana, ou então em uma determinada hora do dia quando ele espera alguém chegar em casa.

Como funciona o tempo para os cães?

Na verdade, estas alterações no comportamento estão muito mais relacionadas com a capacidade que os cães adquiriram de entender o comportamento humano com base em uma rotina. Eles identificam as mudanças corporais dos seus donos e conseguem associar a determinadas atividades.

Por exemplo, quando chega um dia da semana no qual o dono acorda um pouco mais tarde e fica em casa por mais tempo, o cachorro entende que naquele dia provavelmente o seu dono vai passear com ele, ou então ter mais tempo para brincadeira. O cachorro não consegue perceber de forma racional que aquele dia é um domingo, mas mesmo assim entende que alguma coisa está diferente na sua rotina cotidiana da semana. 

Postado em .


Pela Web

Comentários