Fofuxo.com

Como evitar o tédio do seu gato

Dicas para manter o felino sempre alegre.

Os gatos costumam ser animais com uma grande quantidade de energia no período em que eles estão acordados. Sabe-se que boa parte do dia os gatos acabam dormindo, sendo que algumas pesquisas indicam que o período de sono destes pets pode chegar até 16 horas por dia. Mas quando eles estão acordados gostam de estar sempre em movimento.

Como evitar o tédio do seu gato

Muito deste comportamento que os felinos domésticos apresentam estão diretamente relacionadas as atividades que acabavam sendo realizadas pelos seus antecessores. Os felinos sempre foram animais curiosos e que caçadores. Nos dias de hoje isso acaba sendo refletido especialmente no ato dos gatos de andar por diferentes lugares da casa e atacar o que passa por perto.

Confira algumas dicas para evitar que o gato fique entediado:

Esconda alimentos

Os gatos domésticos ainda acabam mantendo boa parte do seu comportamento relacionado a caça, o que era esperado dos seus antepassados que estavam sempre buscando alimentos. Por isso, uma boa dica para manter os felinos entretidos é esconder alimentos pela casa para que eles promovam a sua própria versão de caça. Jogar pequenos petiscos para os felinos pegar também pode ser uma brincadeira interessante. Mas não fique esperando que o gato traga o que foi jogado de volta.

Quebra-cabeças

Como evitar o tédio do seu gato

Os felinos costumam ser muito curiosos e eles gostam de brincar com coisas que lhe proporcionem desafios. Por isso, uma dica interessante é investir em alguns brinquedos que são feitos para os gatos e que acabam sendo pequenos quebra-cabeças. Também existem aqueles que podem ser feitos em casa, como os feitos com recipientes plásticos e tampas que podem ser pendurados, por exemplo.

Aguçar o cheiro

Os felinos também acabam tendo o seu olfato bastante aguçado, e eles gostam de sentir cheiros diferentes para explorar. Portanto, uma dica interessante é se utilizar de elementos que tenham cheiros específicos para brincar com eles. Meias velhas, por exemplo, podem acabar se tornando iscas interessantes. Basta deixar elas com cheiros como perfume, loção hidratante, extrato de baunilha ou mesmo manteiga de amendoim ou colocar uma pitada de especiarias aromáticas dentro. Depois, basta esconder e deixar que o gato procure.

Pássaros

Gatos gostam de observar pássaros, mas geralmente eles tentam caçar as aves. Portanto, uma dica interessante é colocar alimentadores de pássaros em algum lugar seguro para que os gatos fiquem apenas observando, sem que eles consigam alcançar as aves.

Postado em .


Pela Web

Comentários