A grande maioria das pessoas que dedica algum tempo da sua vida para cuidar de um pet acabam gostando de passar um tempo ao lado do seu animal de estimação. E na grande maioria dos casos os pets também gostam muito deste tempo com seus donos, especialmente dos afagos. Mas cuidado: carinho demais também pode causas um certo desconforto.

Estudos afirmam que gatos não gostam de “carinho em excesso”

Pelo menos é o que afirma um recente estudo feito com gatos de estimação. De acordo com os pesquisadores, os felinos que recebem muitos afagos dos seus donos podem desenvolver um certo tipo de stresse.

A pesquisa que teve os seus dados divulgados recentemente foi feita pelo “Instituto Proteção de Gatos”, e de acordo com os dados, metade dos felinos que foram pesquisados não gostavam de receber o carinho dos seus donos. Na verdade, estes felinos realmente demonstravam níveis de stresse altíssimos causados pelo toque do humano.

Os pesquisadores não descobriram ao certo os motivos que levam os felinos a apresentar este tipo de comportamento, mas o fato é que realmente tudo indica que os gatos não gostam nada de ser acariciados por um longo período.

Um outro dado que foi levantado pela pesquisa revela que mais da metade dos donos também não conseguem perceber quando os seus felinos estão se sentindo incomodados com as carícias, ou então fingem que não estão percebendo o incomodo para continuar com os afagos.

O que fazer?

Estudos afirmam que gatos não gostam de “carinho em excesso”

É claro que esta pesquisa, além de não ser definitiva, afirma também que apenas metade dos gatos apresentam este tipo de comportamento. Por isso é importante não parar de ter contato com o seu felino, já que esta proximidade também é muito importante. O que os humanos precisam fazer é tentar prestar mais atenção aos sinais emitidos pelos gatos.

É relativamente simples perceber quando os felinos domésticos estão se sentindo incomodados com alguma situação. Se ele tentar ficar fugindo o tempo inteiro durante as carícias, é um sinal mais do que óbvio de que ele não está gostando, e o melhor que se pode fazer é realmente deixar o animal à vontade.

Também é importante para os donos tentar observar se são realmente os carinhos que estão incomodando os gatos de alguma forma ou se é a forma como as pessoas estão fazendo o carinho é que está incomodando. Muitas vezes as pessoas acabam fazendo carinho em determinados locais que acaba incomodando mais os gatos, ou então fazendo muita força. Tudo isso é importante de ser observado.