Por
publicado em Comportamento
Geralmente quando os cachorros estão nos seus primeiros meses de vida os donos acham que tudo é uma grande festa. Qualquer coisa que os fofuxos acabam fazendo é motivo de felicidade e orgulho dos seus donos, até mesmo quando eles rosnam ou mordem de brincadeira. O problema é que este tipo de comportamento, no futuro, pode se tornar em algo que deverá ser corrigido pelo dono.
Por exemplo, o cachorro que aprende quando filhote que morder é legal, inclusive sendo recompensado com afagos, vai acabar pensando a mesma coisa quando for grande, e dependendo da raça isso pode ser um grande problema.
Portanto, não é apenas em relação aos problemas de saúde que os donos devem prevenir para remediar, mas a regra também vale para algumas questões comportamentais. Confira algumas brincadeiras e comportamentos que devem ser evitados enquanto o cachorro ainda for filhote.
Não corrigir o comportamento
Um dos primeiros e mais cometidos erros dos donos dos cães mais novos está relacionada a liberdade que as pessoas acabam dando para estes cachorrinhos. Ou seja, tudo é permitido e os donos acham que não devem repreender, ensinar ou tentar alterar qualquer comportamento que os cães tenham nos seus primeiros meses de vida.
Isso não é certo, e desde os primeiros passos o dono deve começar a guiar o filhote, fazendo com que ele entenda o que é certo e o que é errado.
Brincadeiras perigosas
O segundo comportamento que deve ser evitado na verdade pode ser um conjunto de atividades que podem comprometer o processo de aprendizagem e até mesmo o comportamento do seu animal, que são as brincadeiras que poderão se transformar em perigosas quando o cachorro for maior.
Basicamente as pessoas precisam fazer um exercício de futurologia. Por exemplo, se você costuma brincar com o seu filhote permitindo que ele dê mordidas, será se ele fizer a mesma coisa quando for adulto não poderá causar problemas?
No geral é muito importante evitar brincadeiras onde o filhote seja incentivado a atacar as pessoas, ou ainda que eles mordam ou pulem o tempo todo nas pessoas que chegam em casa.
Comida sempre que ele pedir
Mais um comportamento que deve ser evitado é o ato de dar comida sempre que o cachorro seguir. Os filhotes geralmente comem em menor quantidade mais vezes por dia, mas com o passar do tempo cabe aos donos começar a aumentar a quantidade de comida oferecida e concentrar a refeição em apenas uma por dia.
Se o dono passar a dar comida sempre que o filhote chorar, quando ele for adulto ele vai entender que precisa chamar atenção, de alguma forma, para conseguir a sua comida sempre na hora que ele quiser.