Por Rodrigo Bueno
- Atualizado
publicado em Comportamento

Quando o tutor chega em casa, depois de um longo dia de compromissos na rua, e é recebido pelo seu cachorro geralmente é um momento de carinho. Afinal de contas, a grande maioria dos cachorros não gostam de ficar sozinhos. E muitos acabam lambendo o seu humano. Mas, afinal de contas, o que significam essas lambidas?

Entenda os motivos que levam os cães a lamber os humanos

As lambidas ainda são comportamentos que estão diretamente relacionados com o comportamento ancestral dos nossos amigos caninos. Eles sempre foram animais de matilha, e eles acredita, nos dias de hoje, que os humanos fazem parte da sua matilha, que basicamente são pessoas e animais da sua confiança.

As lambidas são formas de agradecimento e de carinho que não apenas os cães possuem, mas diversos outros animais na natureza também. Além disso, as lambidas também possuem outros objetivos, como o de reconhecimento. Não apenas do próprio humano, mas também como a pessoa está em relação ao seu humor e sua saúde. Eles também podem até mesmo sentir se o seu humano esteve com outros animais, apenas com sua lambida.

Entenda os motivos que levam os cães a lamber os humanos

Em alguns casos, quando as lambidas acontecem de uma forma mais incisiva, sem parar, pode ser um sinal de que o pet está com algum problema, como a ansiedade. Pode ser que ele não esteja gastando muito da sua energia acumulada, e as lambidas acabam sendo basicamente uma forma compulsiva que o pet encontra de colocar um pouco para fora.

Por último, as lambidas também fazem parte de um conjunto de ações que o cachorro tem justamente para conseguir chamar a atenção dos seus humanos prediletos. E acaba sendo uma demonstração de carinho e de afeto de uma forma geral.