Quando o assunto são os cães agressivos, podemos muitas vezes pensar em raças como o rottweiler, pit bull, pastor alemão, entre outras raças. Mas será que existem cães mais violentos que outros? E por que motivo isto acontece no mundo dos cães?

Entenda o que leva um cachorro a ser mais agressivo que outro

Para que possamos explicar a agressividade dos cães, especialistas acabam por dividir opiniões, enquanto que uns acreditam que este tipo de comportamento é genético, e pode ser controlado, outros acabam justificando este comportamento através da forma como o cão é criado.

A influência do seu dono

São muitas as explicações para a agressividade, e estas variam bastante conforme a opinião de especialistas em saúde e bem estar animal. Conforme médicos veterinários, o comportamento dos donos acaba por influenciar no comportamento canino.

Geralmente os cães que são agressivos possuem um histórico de que o próprio dono tenha agredido o pet por uma, duas ou mesmo várias vezes. A partir disto, o cão acaba ficando com a característica de ficar mais bravo, pois esta é uma defesa do mesmo.

Normalmente cães que são mais agressivos, estão ligados a uma situação de estresse. Esta situação poderá ser momentânea ou ainda poderá ser uma coisa que vem se acumulando por muito e muito tempo.

Entenda o que leva um cachorro a ser mais agressivo que outro

Outra situação que poderá deixar o cão agressivo é quando ele é exposto a um momento onde ele não está acostumado, por exemplo, uma criança brincando, querendo beijar ou até mesmo provocando o cão.

Como reagir no caso de cão agressivo?

No caso de lidar com um cão agressivo, o melhor é procurar por ajuda de um profissional, já que o adestramento é a melhor saída para quem quer ter um cão mais educado, calmo e principalmente comportado. Adestradores experientes saberão lidar melhor com cães mais agressivos.