Os cães selvagens crescem em bandos e são socializados desta forma quase desde seu nascimento. A partir disto, um cão se socializa interagindo com outros cães e aprendendo os sinais verbais e a linguagem corporal, os limites no bando são bastante claros e cada um dos filhotes aprendem a entender os mais velhos.

Dicas para socializar um cachorro adulto

Assim que você trouxer um cão adulto para a sua casa, é interessante descobrir logo o quanto que ele foi socializado, sua interação inicial deverá apontar se o cão está assustado ou mesmo agressivo. Caso você encontre este tipo de comportamento, é interessante você socializar seu cão sociabilizando nos seus primeiros dias. Existem muitas coisas que você poderá fazer para socializar um cão adulto, com outros cães e outras pessoas.

Como socializar um cão adulto com outros cães?

Primeiramente, procure fazer um passeio com seu cão para observar algumas situações.

Vá a um parque para cães, mas não entre, deixe que seu cão veja outros cães e observe seu comportamento.

Dicas para socializar um cachorro adulto

Sempre que o cão se aproximar, procure dar a ele uma recompensa, o que irá criar uma associação positiva com outros cães.

Caso seu cão reaja de forma agressiva com relação a outros cães, procure se afastar um pouco e de forma lenta, e movimente até que ele possa se acalmar.

Procure não puxar o cão enquanto caminha

Ao passear o seu cão, e um outro cão se aproximar, é interessante que você resista a o puxar pela coleira e a gritar com ele. Esta situação deverá reforçar a visão de outros cães como uma experiência de forma negativa. Procure distrair o seu cão com uma recompensa ou um brinquedo utilizando o comando olhe para mim, e elogie o cão quando ele prestar atenção em você.

Aulas de obediência são interessantes e podem fazer a diferença, uma boa forma de auxiliar a socializar um cão adulto antes de levar o mesmo a um parque com outros cães. Ao aprender comandos, ele poderá ficar distraído a maior parte do tempo, procure falar com seu treinador sobre este problema e ele poderá apresentar seu cão lentamente a outros cães durante a adaptação. Esta é uma forma interessante de também treinar seu cão em um lugar seguro para interagir tanto com cães como com humanos.