Os gatos contam com diversas personalidades distintas e diferentes, mas é algo bastante comum que um felino seja muito tímido, há ponto de se esconder de todo mundo que chega diferente dentro de uma casa. Até mesmo dos familiares os gatos se escondem, as vezes. Mas existem alguns truques que podem ajudar na hora de tornar um gato mais desinibido.

Dicas para sociabilizar um gato tímido

Confira algumas dicas.

Comece em ambientes pequenos

Um dos problemas que os gatos costumam enfrentar é com relação ao espaço. Alguns felinos acabam ficando retraídos em ambientes muito grandes. Por siso, pode ser uma boa dica colocar o gato em um ambiente menor, como uma pequena sala. É possível que ele se esconda ao início, mas como ambos estão mais próximos um do outro, ele acabará por ganhar alguma confiança e sentir-se confortável ao perceber que não lhe fará mal.

Utilize comida

Os felinos costumam responder bastante aos estímulos que são feitos com comidas, da mesma forma com os cachorros. Por isso, oferecer pedaços de alimentos para estimular determinados comportamentos funciona muito bem.

Mantenha a positividade

Dicas para sociabilizar um gato tímido

Os donos não devem se enganar, achando que se trata de um processo simples e fácil. Por isso, é fundamental que as pessoas tenham foco na positividade, não deixando que os empecilhos que vão surgir se tornem obstáculos.

Incentive o gato a explorar

Um passo importante que deve ser seguido é sempre incentivar os gatos a explorarem os ambientes da casa. Tentar bloquear o felino quando eles estão andando por determinados ambientes da casa pode acabar fazer com que ele se retraia ainda mais. É importante também incentivar ele a se aproximar de outras coisas e pessoas.