Os cachorros seguem muito dos hábitos e das rotinas dos humanos. O período de férias é considerado como aquele em que as coisas acontecem de forma diferente. Quando as pessoas tiram férias, tanto do trabalho quanto da escola ou da faculdade, os cães acabam se acostumando com a presença das pessoas em casa o tempo inteiro.

Dicas para retomar rotina dos cães depois das férias

Além disso, existem aquelas pessoas que levam os cães para a praia, durante a temporada de veraneio. No momento em que os cachorros retornam para a casa, eles precisam de alguns cuidados.

Confira dicas para retomar a rotina dos cães quando eles retornam para a casa:

Higiene

Algo que costuma ser bastante comum para os cães durante o período de férias fora de casa é o abandono de determinados hábitos de higiene que são mais corriqueiros, como o banho e a tosa. Retomar isso é fundamental para que os cães possam retornar para sua rotina. Além disso, os cães podem voltar com excesso de sujeira de ambientes como do litoral, e por isso tomar essas decisões é importante.

Cuidado com os parasitas

Dicas para retomar rotina dos cães depois das férias

Também pode ser importante que as pessoas tenham mais cuidado com os parasitas que podem pegar uma carona do litoral para a casa do cão. Pulgas e carrapatos são os mais comuns, e podem causar um grande problema, especialmente para os animais que moram dentro de apartamentos.

Fique de olho nas patas

Aumento das atividades físicas dos cães também costumam ser comuns durante o período de férias. Por isso, é importante que as pessoas verifiquem atentamente como estão as condições das patas do seu fofuxos. Se estiver com rachaduras, recomenda-se procurar um veterinário para tratamento.

Limpe os acessórios

Fazer uma boa limpeza em todos os objetos e elementos dos cães levam para a praia e que retornam para sua casa é importante. Isso deve ser feito especialmente em itens como a casinha e a caminha do cão, caso seja o caso.