Uma das principais reclamações que as pessoas costumam ter em relação aos gatos dentro de casa é o cheiro que costuma ficar da sua urina. Apesar de ser em menor quantidade quando comparado com os cachorros, ele costuma ser mais concentrado e ter um odor muito mais forte.

Dicas para remover cheiro de xixi de gato

Na grande maioria dos casos as pessoas costumam acostumar os felinos a fazer suas necessidades diretamente na caixa de areia, mas nem sempre eles costumam obedecer 100% das vezes. Além disso, muitas vezes o cheiro também fica concentrado na própria caixa de areia.

A principal causa do odor mais concentrado da urina dos gatos acaba sendo justamente a pouca quantidade de água que eles tomam ao longo do dia. Além disso, existe uma substância chamada Felinina, cujo odor fica mais intenso com o passar do tempo. Territorialista, os gatos costumam marcar território utilizando a urina. A Felinina entra em ação e potencializa o cheiro, espalhando-o por grandes distâncias.

Dicas para remover cheiro de xixi de gato

Existem alguns produtos interessantes para remover o odor do gato e que podem ser encontrados nas lojas especializadas. Mas também existe uma receita caseira. Para isso você ter os seguintes itens:

  • Bicarbonato de sódio.
  • Meia xícara de vinagre branco.
  • Uma xícara de água.
  • Detergente neutro
  • Água oxigenada 10 volumes.
  • Toalha de papel.
  • Para fazer, misture uma xícara de água com meia de vinagre branco, despeje a mistura na área onde o gato fez xixi. Deixa a solução agir por cinco minutos. retire o excesso com uma toalha de papel. Depois, polvilhe bicarbonato sobre o local em que você passou a mistura com vinagre, dessa forma, ele irá absorver o resíduo de urina que ali se encontra e neutraliza o cheiro.

Na sequência, misture uma colher de sopa de detergente com duas de água oxigenada. Utilize essa mistura para limpar o local, esfregando com um pano limpo. Retire a solução com uma toalha de papel. Caso o produto tenha sido utilizado em um sofá ou em algo com tecido, aguarde até que esteja completamente seco e passe um aspirador no local para retirar o bicarbonato de sódio, caso tenha ficado algum resquício.