Fofuxo.com

Dicas para lidar com ciúmes entre cães

Donos devem prestar atenção para que os animais não se machuquem entre si.

Ter um cachorrinho de estimação é cada vez mais a opção de famílias no Brasil inteiro. Mais do que isso, os donos, ao verem que seu cachorro possa estar se sentindo um pouco solitário, optam por trazer um segundo ou terceiro cão.

Dicas para lidar com ciúmes entre cães

A ideia realmente é boa e inclusive ter mais de um animal de estimação é recomendado por muitos especialistas como uma forma de evitar problemas, como a depressão canina. Mas o que realmente acaba sendo um problema é que os animais não conseguem criar uma boa convivência entre eles.

Ciúmes animal

Não existe uma característica do cachorro que possa ser apontada como a principal causa do ciúmes entre eles. Existem casos entre cães que nasceram da mesma mãe, entre cães da mesma raça, e até mesmo entre cães que já convivem juntos ao mesmo tempo. Assim como não existe algo que possa explicar quando dois ou mais cães acabam convivendo pacificamente.

Mas na origem do comportamento está a necessidade da defesa do território, que ainda está muito presente neste animal. Existem algumas raças que também pode ser mais propensos a ficarem incomodados com a presença de outro cachorro, mas o caso pode acontecer até mesmo entre vira latas.

Apesar do problema, existem algumas dicas que podem ajudar o dono na hora de tentar resolver a questão, criando uma aproximação entre os animais.

Associações positivas

Uma dica interessante é o dono tentar começar a criar um cenário de associações positivas com a presença do animal. Por exemplo, quando um cachorro se aproximar, fazer carinho e dar uns petiscos para o outro pode ser uma forma de dizer para o segundo que a presença de outro cão é algo bom.

Líder da matilha

Os cães acabam brigando entre si por causa do controle da matilha. Ou seja, eles querem dominar o território. Mas os donos não podem esquecer que o verdadeiro dono dos cães é o líder da matilha, e isso deve ficar bem claro para os animais. Por isso, é importante colocar a sua autoridade perante os animais.

Socialização

A socialização dos animais pode ajudar, inclusive a evitar este tipo de problema. Por isso mesmo, leve seu cão para conhecer outros animais e outras pessoas para que ele se acostume. 

Postado em .


Pela Web

Comentários