Por Rodrigo Bueno

publicado em Comportamento

Chegar em casa e ser recebido com aquele entusiasmo que os cachorros costumam demonstrar é sempre revigorante. Por outro lado, chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e se deparar com alguma bagunça feita pelos cães pode ser algo muito frustrante. Mas é sempre importante se colocar no lugar do cão para tentar entender o que leva ele a fazer aquilo.

Dicas para lidar com cachorros bagunceiros

Os cachorros, ao longo do seu processo de evolução, acabaram aprendendo muito sobre a convivência com os humanos. E um dos seus maiores aprendizados é o fato de que eles precisam ser animais adaptáveis a rotina e aos caprichos das pessoas. E eles até conseguem se sair muito bem neste quesito, mas algumas coisas acabam sendo mais fortes para eles.

A bagunça pode ter uma série de motivos, e muitos dele são conhecidos pelos humanos. Cães que ficam muito tempo sozinhos e confinados dentro de um espaço pequeno tendem a acumular uma grande quantidade de energia, e eles nem sempre conseguem gastar elas no momento ideal.

Além disso, os cães também podem acabar fazendo isso apenas porque sabem que vão conseguir chamar a atenção das pessoas, mesmo que seja de uma forma negativa. Ou ainda eles podem fazer a bagunça por puro tédio. Independentemente do motivo, existem algumas dicas que podem ajudar a lidar com essas situações:

Compre novos brinquedos para o seu cão

Os cachorros gostam muito de brincar, e muitas vezes precisam de um certo estímulo para conseguir gastar essa energia que eles acumulam. Por isso, pode ser importante adquirir novos brinquedos para o seu pet, especialmente se ele está passando por uma fase mais bagunceira do que a normal.

Tire um tempo para dar atenção ao pet

Dicas para lidar com cachorros bagunceiros

Pode ser que o cachorro precise de uma brincadeira movimentada, mas pode ser que ele esteja querendo apenas um momento perto do seu humano preferido, ganhando um carinho ou apenas dormindo ao seu lado. Este tipo de atitude costuma mudar muito o comportamento do pet ao longo dos dias.

Dê uma caminhada maior

Pode ser que as caminhadas que estão sendo dadas com o cão acabam não fazendo com que ele gaste toda a energia acumulada. Neste caso, pode ser uma dica interessante aumentar o trajeto ou a intensidade, o que vale especialmente para os cães de grande porte.