Os gatos possuem uma personalidade bem diferente dos cachorros, e isso acaba se manifestando das mais variadas formas. Quando os felinos começam a brigar dentro de casa, muitos donos simplesmente não sabem o que fazer para resolver o problema. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a manter a paz entre os gatinhos brigões.

Dicas para os gatos pararem de brigar

Insira o novo gato de forma gradativa

Na maioria dos casos, as brigas acontecem quando um gato novo acaba chegando em um ambiente onde já existe um gato que “domina o território”. Neste caso, é importante que o processo de inserção aconteça de forma gradativa. É importante que cada gato tenha suas próprias coisas.

Mantenha espaços separados

Neste começo, é importante que os felinos tenham espaços definidos e separados. Eles devem ser colocados juntos algumas horas por dia, sempre com a supervisão de uma pessoa por perto. É interessante que este tempo juntos seja em um espaço neutro. Não tenha pressa para a aproximação dos gatos, e sempre monitore a frequência das brigas.

Castre seus gatos

Dicas para os gatos pararem de brigar

Tanto machos quanto fêmeas devem ser castrados para evitar uma série de problemas, incluindo essa disputa que acontece dentro de casa pelo espaço. Com os felinos castrados, eles deixam de ter essa preocupação de dominar um espaço, e geralmente se adapta melhor ao novo companheiro ou companheira. Mas é importante que todos os gatos que estejam no mesmo espaço sejam castrados.

Separe as brigas em segurança e cuida dos dois gatos depois

Caso uma briga aconteça, não tente separar a briga diretamente, tentando pegar um deles, ou a probabilidade de se machucar será grande. O ideal é distrair a atenção dos felinos, fazendo barulhos altos na volta ou então jogando um pouco de água. Depois que eles forem separados, é importante dar um pouco de atenção para ambos os envolvidos.