Fofuxo.com

Dicas para fazer o gato parar de arranhar o sofá

Confira dicas infalíveis para que seu bichano não destrua seus móveis.

Os gatos adoram afiar unhas nos móveis de casa, e isto pode parecer um comportamento bastante destrutivo para os donos, mas não é bem assim que acontece. Para os gatos, o que acaba falando mais alto é a necessidade natural de manter unhas afiadas e sinais visuais ou olfativos no objeto, além de marcar território e deixar bem claro para outros animais isto, sejam eles gatos ou não.

Dicas para fazer o gato parar de arranhar o sofá

O ato de arranhar é uma forma de atividade física para gatos, pois acaba alongando e contraindo os ombros, as patas e as pernas. Este tipo de ação é bastante instintiva para os felinos, e com isto você precisa de criatividade e esforço para proteger os móveis e outros itens de sua casa.

Comece entendendo a ideia de arranhar

O gato não possui este tipo de comportamento para apenas irritar o dono, esta é uma forma de exercitar músculos dos ombros, patas e costas do animal, esse tipo de comportamento acaba deixando as unhas bastante afiadas e remove a película exterior de cada uma delas.

Além disto, os gatos gostam ainda de arranhar para marcar território, e suas patas possuem glândulas que o cheiro não é notado por humanos, mas por outros animais.

Seja compreensivo sempre com seu bichinho

Dicas para fazer o gato parar de arranhar o sofá

Os gatos fazem de tudo para agradar o dono, desde que saibam que serão elogiados e poiados, o animal com o tempo, e um pouco de prática deixa os móveis de lado, e utilizam alternativas oferecidas por você, como brinquedos, etc.

 Colocar um arranhador em posições estratégicas é interessante

Se o gato estiver arranhando diversos móveis em diversos cômodos, procure espalhar os arranhadores por todos eles, ter mais de um arranhador é interessante principalmente se sua casa tiver mais de um andar. Treinar o animal para utilizar o arranhador, e utilizar o tom de voz para corrigir o comportamento do animal, fazem toda a diferença.

Postado em .


Pela Web

Comentários