Por
publicado em Comportamento
A tentativa de proteção da comida é um instinto animal. Por este motivo, é muito comum quando nos aproximamos de um cãozinho que está se alimentando ele rosnar, em especial se for um cão que passa mais fome. Mesmo os filhotes que possuem toda a mordomia em casa, se mostram até mesmo agressivos na hora das refeições do dia a dia.
Para auxiliar a evitar a relação de posses, bem como agressão entre o cão e a comida inclusive, ensinando os exercícios de prevenção.
O maior propósito de exercício está em fazer com que o cão entenda que a aproximação do humano não quer dizer que este irá roubar a sua comida, apesar disto, que algumas vezes dar até algo melhor em troca inclusive.
Procure ficar agachado próximo dele
Assim que chamar o filhote, procure colocar a ração em uma vasilha maior e a coloque no chão, procure ficar agachado ao lado dele, e assim que o cão começar a comer, procure o acariciar com uma grande delicadeza, e vá conversando com o mesmo em um tom baixo e principalmente calmo.
Ofereça petiscos sempre
Procure pegar dois pedaços de comida que são mais gostosos do que o que tiver na vasilha, e procure também segurar na frente do focinho do cão, enquanto que estiver comendo, procure deixa ele consumir os petiscos, repetindo este processo diversas vezes.
Além disto, procure preparar outro pedaço de petisco e esconda o mesmo desta vez na palma de sua mão. Em seguida, coloque a mão fechada no centro da vasilha, assim que ele começar a cheirar, procure abrir seus dedos deixando que ele coma o petisco. Faça este procedimento muitas vezes e depois o deixe sozinho para terminar de comer tranquilo.