A caixa de transporte é um item muito importante na vida de qualquer pessoa que seja dona de cão ou de gato. Ele ajuda muito quando é necessário levar os animais para determinados lugares, podendo ser utilizada até mesmo dentro do carro. Mas quando estamos falando de viagens mais longas, como as de avião, o item se torna obrigatório.

Dicas para escolher uma caixa de transporte para viajar com seu pet

Hoje em dia praticamente todas as companhias aéreas aceitam transportar os animais domésticos dos seus donos, como cães e gatos. Mas para que isso aconteça é necessário que a pessoa responsável siga determinados procedimentos. Além da documentação solicitada e também da taxa que as empresas costumam cobrar, é necessário apresentar o cachorro ou o gato dentro de uma caixa de transporte.

Essa exigência acontece tanto para aqueles animais que serão levados dentro da cabine quanto para aqueles que serão transportados no comportamento de carga. A escolha correta da caixa é importante especialmente para garantir o conforto dos animais.

Tamanho

Uma das maiores dúvidas é em relação ao tamanho das caixas de transporte. Elas não devem ser exatamente do tamanho do animal, pois dessa forma ele fica sem espaço paras se movimentar ali dentro. Também não pode ser muito maior. Para saber mais ou menos o tamanho, podem ser seguidas essas regrinhas:

Comprimento: Deve ser medido o comprimento do animal do focinho até a base da cauda + metade da medida da pata dianteira até o peito do animal. O animal deve conseguir ficar deitado.

Dicas para escolher uma caixa de transporte para viajar com seu pet

Largura: Deve ser no mínimo duas vezes a medida da largura das costas do animal. O animal deve conseguir dar uma volta em torno de si mesmo.

Altura: Deve ser 2 centímetros maior que a altura do animal em pé com as quatro patas no chão. O animal deve conseguir ficar em pé sem abaixar a cabeça.

Tipo

Além disso, é preciso também decidir o tipo de caixa. O ideal é optar por aquelas feitas com material maleável com fundo impermeável, flexível e bem ventilada. Quando o animal vai no compartimento de carga, é importante que a caixa seja feita de um plástico bem resistente e duro.