Fofuxo.com

Dicas para ensinar os gatos a não pular em móveis

Confira algumas dicas para evitar este comportamento dos felinos.

Os gatos domésticos acabaram se adaptando a vida que levam junto aos humanos, que o cercam de cuidados e carinhos. Apesar disso, são muitos os extintos que ainda estão presentes no DNA dos gatinhos. Um deles está relacionado ao seu hábito de explorar os locais. Combinado com suas habilidades física que permite saltos e escaladas, locais altos são locais frequentados com uma certa assiduidade.

Dicas para ensinar os gatos a não pular em móveis

E como alguns dos móveis de nossas casas acabam sendo realmente muito convidativos para os felinos, não é raro encontrar os gatos em cima de geladeiras, armários aéreos, etc. Em alguns casos os felinos acabam correndo o risco de ficarem presos nestes locais, ou então derrubarem alguns objetos que são colocados nestes locais. Além disso, os móveis também acabam sendo arranhados nesta exploração.

Confira algumas dicas para evitar que os felinos andem por cima dos seus móveis.

Incentivos ao invés de broncas

As pessoas que estão tendo a sua primeira experiência com gatos podem não entender muito bem como o comportamento destes felinos funcionam, mas quem já tem um pouco mais de experiência sabe: os gatos não costumam lidar muito bem com broncas. Por isso, a melhor forma de tentar deixar os gatos longe dos móveis é incentivar eles a fazer isso.

Para isso, coloque algo que o felino gosta em algum local baixo, de preferência quentinho e que pegue algum sol. Trabalhe também com sistemas de recompensas sempre que o seu gato seja flagrado deitado em um local longe do topo dos móveis.

Identificando locais preferidos

Dicas para ensinar os gatos a não pular em móveis

Caso o dono identifique que o gato esteja se apegando a um local em cima dos móveis como seu favorito, o ideal é criar uma forma de impedir ou dificultar a presença do felino naquele espaço. Desta forma ele vai acabar deixando um pouco aquele espaço de lado.

Área de diversão para os gatos

Uma outra dica interessante é criar uma área de recreação para o seu felino. Coloque em um espaço na casa diversos elementos que os felinos gostem, como um arranhador, brinquedos, e outros elementos que chamem a atenção dos animais.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários