Ensinar um cachorro a fazer suas necessidades no local correto não é uma tarefa das mais complicadas quando eles ainda são filhotes. Afinal de contas, os cães, quando estão nos seus primeiros anos de vida, tendem a aprender as coisas de uma forma muito mais rápida. Mais do que isso, eles conseguem fixar determinados comportamentos com apenas alguns comandos.

Dicas para ensinar cães mais velhos a hora e o local de fazer suas necessidades

Mas a tarefa pode se tornar um pouco mais complexa quando estamos falando dos pets que já são mais velhos. E isso é um desafio que costuma ser enfrentado especialmente pelas pessoas que adotam cães que não são filhotes. Estes cachorros já chegam com uma bagagem de comportamentos condicionados, o que faz com que qualquer mudança realmente se torne algo muito mais complicado de ser alterado.

Só que, com um pouco de paciência, é possível ensinar qualquer coisa para um cachorro mais velho que está ganhando uma nova oportunidade de ter uma vida menos complicada do que nas ruas.

Dificuldades extras

Antes de começar a tentar ensinar essas coisas novas para os cães, antes de mais nada é importante que os humanos consigam entender realmente qual a condição do pet, para tentar saber especialmente se não existe nenhuma condição extra que faça com que o aprendizado aconteça de uma forma mais difícil.

Alguns fatores podem acabar fazendo com que o cão tenha mais dificuldades, como:

  • Disfunção cognitiva;
  • Infecção do trato urinário;
  • Estresse do dia a dia.

Em qualquer um destes casos, é de fundamental importância que as pessoas busquem uma ajuda profissional, seja de veterinários ou seja de pessoas que tenham experiencia neste tipo de atividade de adestramento.

Dicas para ensinar cães mais velhos

Dicas para ensinar os cães mais velhos a hora e o local de fazer suas necessidades

De qualquer forma, existem algumas dicas interessantes que podem ser aplicadas em todas as situações para ajudar no aprendizado:

- Tenha sempre muito paciência e utilize sempre o reforço positivo. Nada de castigar o pet sempre que ele fizer alguma coisa de errada, pois isso pode acabar apenas traumatizando ele ainda mais e tornando a convivência mais complicada.

- Mantenha sempre o ambiente organizado e não fique trocando o local onde ele pode fazer suas necessidades. Manter uma rotina mais rigorosa dos horários de passeios também é muito importante para estes pets que já estão mais velhinhos.

- Nunca deixe o local das necessidades perto do local que o pet costuma comer.