Para aquelas pessoas que gostariam de ter um cachorro mais obediente e também inteligente, existem algumas dicas interessantes que podem ajudar no desenvolvimento do potencial dos cães de um modo geral. E a fase na qual o animal é filhote pode ser fundamental para que os cachorros aprendam determinados truques com maior facilidade.

Dicas para desenvolver a inteligência de filhotes de cachorro

Os especialistas afirmam que os humanos deverão ajudar os animais que precisam ter as suas capacidades mentais mais desenvolvidas, sendo que existem diversas atividades e exercícios fazem parte deste processo. Quando os animais são filhotes, eles ainda estão criando as ligações necessárias no cérebro para que eles efetivamente aprendam. Depois de adultos, estas ligações acontecem de uma forma mais devagar.

Os especialistas também afirmam que existem diversos outros fatores acabam interferindo diretamente no desenvolvimento das capacidades mentais dos cachorros, tais como os alimentos que são oferecidos para os cães durante esta fase de desenvolvimento de suas capacidades. Mas brincadeiras e atividades podem acabar se tornando muito eficientes.

Confira algumas dicas e atividades que devem acabar sendo interessantes para o desenvolvimento da inteligência dos cães enquanto eles ainda são filhotes.

Desenvolvimento dos sentidos

É importante que as pessoas criem atividades e exercícios que fazem com que os cães desenvolvam seus sentidos de uma forma geral. Ocultar prêmios e comidas para que os cães procurem pode realmente ser muito divertido e estimular os cachorros a desenvolverem esta capacidade.

Os jogos de esconde-esconde, nos quais as pessoas gritam em um local e esperam os cães achar os mesmos, também ajuda muito na hora de desenvolver habilidades de escuta nos cachorros.

Incentivar os cães na rua

Dicas para desenvolver a inteligência de filhotes de cachorro

Também é importante que os donos comecem a incentivar os cães a explorarem a rua quando ainda são filhotes. É claro que, antes de mais nada, os donos dos cães deverão obedecer às recomendações dos veterinários em termos de só levar os cães para rua depois de tomar todas as vacinas, mas este tipo de atividade ajuda bastante.

Superação de obstáculos

Fazer brincadeiras nas quais os cachorros precisam superar determinados obstáculos também acaba se tornando muito interessante, especialmente para que eles desenvolvam a capacidade de enfrentar seus medos.