Os gatos possuem diversas personalidades, que variam bastante de felino para felino. Mas grande parte dos gatos costumam ficar mais agitados neste dia do ano, em virtude de uma combinação de estímulos que acontecem na noite do dia 24 para o dia 25. E, mesmo com as ceias deste ano estarem acontecendo com um número reduzido de pessoas, é preciso um pouco de atenção com os gatos.

Dicas para deixar o seu gato tranquilo neste natal

A árvore natalina, por si só, já representa um estímulo adicional para os gatos, com os movimentos e com as luzes que ela emite. Além disso, os cheiros das comidas e a presença de outras pessoas também ajuda a criar este ambiente mais movimentado para os felinos.

Confira algumas dicas para não ter problema com os gatos nesta noite de natal:

Cuidado com a árvore

Pode ser que o gato tente causar algum estrago na árvore justamente para chamar a atenção de todos os que estão ao redor e que podem não estar dando bola para ele. Neste caso, pode ser interessante colocar outros móveis na frente ou ainda amarrar a árvores com cordas para evitar que ela caia. Caso o gato esteja muito próximo da árvore o tempo inteiro, pode ser interessante desligar as luzes.

Não dê uvas para os gatos

Dicas para deixar o seu gato tranquilo neste natal

As uvas, tanto as normais quanto as passas, podem acabar fazendo muito mal para os felinos, pois possuem substâncias tóxicas para o organismo dos gatos. Por isso, é muito importante que os gatos não tenham contato com essas frutas. As pessoas também devem ficar atentas, pois quando uma uva cai no chão e sai rolando acaba sendo um grande convite para que os felinos saiam correndo atrás também.

Deixe um cômodo de refúgio para o gato

Caso o felino dê sinais de que está muito estressado ou agitado durante a chegada das visitas, pode ser interessante colocar o felino em um cômodo separado e isolado dos demais.

Não deixe rotas de fugas

O Natal no Brasil também costuma ser comemorado com fogos de artificio, o que pode assustar os felinos. Por isso, é importante ter cuidado e não deixar nenhuma rota de fuga disponível para os felinos.