Fofuxo.com

Dicas para deixar o seu gato mais caseiro

É importante que os donos de felinos ensinem eles a não ficarem nas ruas.

Os gatos gostam de ficar na rua, e isso é um fato. Existem alguns hábitos que foram sendo perpetuados ao longo do ano, como o de abrir a porta de noite para deixar o gato dar uma passeada pela redondeza, sendo que os donos que fazem isso acabam tendo certeza de que os animais vão conseguir encontrar o caminho de volta para casa. Mas isso nem sempre acontece.

Dicas para deixar o seu gato mais caseiro

Os gatos podem enfrentar problemas, especialmente quando saem para dar uma volta nas redondezas de uma grande cidade, onde acidentes como atropelamentos são muito recorrentes. Além disso também existe um outro perigo, vindo dos próprios humanos. Pessoas que não gostam de gatos e que costumam recebendo visitas noturnas do felino podem tentar fazer alguma coisa contra o bichano.

Portanto o mais recomendado para os gatos caseiros ainda é ficar dentro do recinto. E para isso é importante que o dono siga algumas dicas para conseguir fazer com que ele se acostume entre quatro paredes.

Castração

Muitas pessoas ainda acreditam que a castração de animais domésticos, como cães e gatos, pode ser um procedimento invasivo, perigoso e até mesmo cruel. Mas nas últimas décadas a ciência deu o aval: a castração, na grande maioria dos casos, traz mais benefícios do que problemas. E um deles é justamente o fato de tornar os felinos mais caseiros, evitando assim que ele fique muito tempo na rua e corra riscos sérios.

Fechando as saídas

Dicas para deixar o seu gato mais caseiroOutra medida fundamental que todo dono de gato deve tomar na sua casa é tapar todos os buracos e locais por onde o felino possa escapar, especialmente quando eles estão sozinhos.

As grades ou telas nas janelas são mais do que itens opcionais e se tornam obrigatórios para quem mora em apartamento. Não caia na lenda de que os felinos conseguem avaliar o perigo, porque existe uma grande quantidade de acidentes que são registrados justamente quando eles tentam fugir pela janela e despencam de uma altura fatal.

Além disso, é importante cuidar as portas de casa para tentar dificultar um pouco a vida do felino que pode tentar fugir.

Tornando o lar interessante

Se o gato estiver com todas as suas necessidades saciadas e estiver castrado, de uma forma geral ele não vai ver motivos para sair de dentro da sua própria casa. Mas não esqueça que os felinos não sentem vontade apenas de comer e de beber. Eles também precisam gastar energia, por isso é fundamental que os animais tenham brinquedos à sua disposição. Especialmente arranhadores. 

Postado em .


Pela Web

Comentários