Por
publicado em Comportamento
A conquista de confiança de gastos de rua é um processo bastante complicado, mas que pode ser recompensador. Se encontrar um gato em sua vizinhança, e tiver interesse em o levar para a casa, é interessante interagir com ele de forma não ameaçadora. Confira algumas informações que podem lhe ajudar e entenda mais sobre o comportamento felino, e o que fazer e não fazer ao interagir com animais de rua.
Tenha atenção tanto a aparência como no comportamento do animal
A forma como o gato se comporta, sua aparência, entre outros fatores, poderão indicar se o gato foi abandonado, ou mesmo se ele teria nascido na rua mesmo.
Pode parecer estranho, mas os gatos que possuem uma pelagem desgrenhada e bagunçada provavelmente são gatos de rua. Os animais que são abandonados há pouco tempo tem grande dificuldade para se adaptar as ruas, e ficam mais sujos e selvagens.
Caso o gato se aproxime de você, é muito provável que ele seja abandonado, mesmo que saia correndo quando você quiser fazer carinho. Animais selvagens dificilmente ficam próximos de humanos.
Cuidado para não lidar com gatos selvagens
Caso o gato que você tenha encontrado se revelar selvagem, é praticamente impossível o domesticar, principalmente se ele tiver mais de sete meses de idade. Com isto a política que é recomendada envolve capturar o animal, e o levar até um veterinário para a castração e o soltar novamente nas ruas. Este processo ajuda a manter o gato saudável, e ainda a controlar a população de animais selvagens da região.
São muitas as ONGs que realizam trabalho de capturar, examinar, vacinar, castrar e ainda devolver os gatos selvagens ás ruas. Como não estão acostumados a serem domesticados, levar um dos gatos para a casa pode ser uma experiência bastante traumática tanto para você como para ele. Procure ter cuidado e não tente domesticar o gato selvagem.