Mastigar objetos é algo bastante comum para os cães, especialmente quando eles são filhotes. Existem diversos motivos para que eles passem a morder as coisas, mas, antes de mais nada, os donos precisam avaliar a situação e entender quando se trata de um comportamento comum e quando passa para um problema mais grave.

Dicas para fazer cães pararem de morder coisas

Veterinários e especialistas afirmam que morder, para os cães, é algo mais do que comum, e sim necessário. Durante seus primeiros meses de idade, os cães passam pelo nascimento da primeira dentição e posteriormente a troca para os dentes que seguirão definitivos pelo resto da vida.

Este processo acontece de forma muito parecida com a dos bebes recém-nascidos. Eles sentem bastante coceira, além de sentirem a necessidade de manterem seus novos dentes afiados. Durante esta etapa da vida, morder coisas é bem normal, e isso pode acabar fazendo com que eles destruam coisas que estiverem pela frente.

Por isso, o ideal é sempre oferecer alguns brinquedos para que ele possa morder no dia a dia. Isso vai ajudar a aliviar a coceira e eventual dor que possa surgir. Além disso, caso o cachorro também tenha vontade de morder as pessoas quando ainda está nos seus primeiros meses, o ideal sempre é repreender, para que ele não leve este comportamento adiante.

Dicas para fazer cães pararem de morder coisas

Na fase adulta, as mordidas aparecem por motivos geralmente diferentes daqueles apresentados quando os cachorros são mais novos. Alguns problemas de dentição podem fazer com que eles comecem a morder as coisas. Mas os mais comuns acabam estando relacionados com tédio, excesso de energia ou ansiedade.

Os três últimos problemas acabam se tornando comuns nos dias de hoje, especialmente para os cães que ficam muito tempo dentro de espaços pequenos. Nestes casos, os donos devem tomar algumas providencias.

  • Mantenha brinquedos por perto mesmo depois que eles se tornem adultos;
  • Faça com que os cães gastem energia ao longo do dia com passeios;
  • De atenção para o seu cachorro quando estiver por perto.