Existe um momento do dia que costuma gerar uma grande ansiedade por parte dos cães, que é quando eles estão perto da hora de passear. Especialmente quando os donos costumam fazer isso sempre em uma determinada hora do dia, já que os cachorros conseguem entender quando ela está se aproximando.

Dicas para fazer o cachorro parar de puxar durante o passeio

Existem diversos motivos que levam a essa ansiedade, sendo que um dos principais deles é o fato de que muitos cachorros são ensinados a segurarem suas necessidades para esse momento, fazendo com que eles fiquem “apertados” até a hora que eles efetivamente acabam indo para a rua. Mas o próprio fato de sair de dentro de casa, se movimentar e cheirar outros cães acaba criando este efeito nos que animais.

Isso faz com que os cães não consigam se comportar de uma forma normal quando estão caminhando com os seus donos, e fazem com que eles puxem desesperadamente.

Confira algumas dicas que podem ajudar a corrigir este tipo de comportamento dos cães:

Coleiras e enforcadores

Escolher o melhor modelo de coleira para o seu cão pode acabar ajudando muito a frear esse tipo de comportamento. O ideal sempre é adotar a coleira de peito para os cães de pequeno ou médio porte, e os enforcadores podem acabar se tornando opções interessantes para os cachorros de grande porte, uma vez que eles costumam obedecer mais.

Controle

Dicas para fazer o cachorro parar de puxar durante o passeio

É importante que os animais saibam que as pessoas estão no controle. Portanto, é importante adotar essa postura durante o passeio. Dar leves puxadas para manter o cachorro seguindo um determinado ritmo, ou mudar a direção do passeio quando ele estiver correndo demais para um lado ou outro, pode acabar se tornando uma boa forma de manter esse controle.

Recompensa

Toda forma de treinamento de cães envolve métodos que ofereçam recompensas quando eles fazem alguma coisa certo, ou quando eles deixam de fazer alguma coisa errada. É importante que os cães saibam quando estão no caminho certo. Portanto, sempre que o cachorro se comportar durante um trecho do passeio, é importante dar a recompensa, que pode ser até mesmo uma maior movimentação com o afrouxar da coleira.