Por
- Atualizado
publicado em Comportamento
Cães filhotes, especialmente nos primeiros dias em que eles ficam em uma casa nova, costumam apresentar uma série de comportamentos que causam um certo desconforto entre os humanos. Um deles é a choradeira que muitos costumam fazer quando ficam sozinhos em um determinado ambiente.
Os cães choram neste período justamente por se sentirem sozinhos. Como eles ainda não possuem noção de quão distante as pessoas estão dele, a sensação é de que realmente estão perdidos e sozinhos em um vasto mundo desconhecido. Além disso, os cães também possuem no seu extinto a necessidade da companhia da mãe nos seus primeiros meses, o que acabou sendo desfeito em virtude da convivência com os humanos.
Confira algumas dicas para amenizar este problema e ensinar o cão a dormir sozinhos:
Respeite o desmame
É fundamental que as pessoas respeitem o período de desmame dos cães, que geralmente é de 60 dias. Durante este período, os cães esperam ficar juntos com seus irmãos e com sua mãe. Quando isso não acontece, acaba apresentando muitos problemas para dormir sozinhos.
Não acuda o tempo todo
O choro é uma das formas de comunicação que os cães possuem, utilizando para chamar os humanos. Por isso, é fundamental que as pessoas não acudam os animais o tempo inteiro quando eles choram, pois isso vai acostumar e incentivar eles a manter este comportamento.
Coloque uma roupa sua no local onde ele vai dormir
O cheiro dos humanos é muito importante para os cães. Por isso, uma forma de acalmar os filhotes é deixar uma roupa que tenha o cheiro dos donos no local onde ele dorme. Isso vai fazer com que ele se acostume mais facilmente a ficar no local.
Gaste energia
Os filhotes e os cães pequenos costumam ter uma grande quantidade de energia. Por isso, é fundamental que as pessoas gastem essa energia antes dele ser colocado para dormir. Isso vai fazer com que, mesmo que ele se sinta um pouco sozinho, acabe cedendo e dormindo.